11_Glauco Mattoso

Paisagens e Poéticas 11_Glauco Mattoso_by Renata Roman

Glauco Mattoso é poeta, ficcionista, cronista e colunista em diversas mídias. Como poeta, notabilizou-se por mais de cinco mil sonetos  muitos dos quais em ciclos narrativos. O maior destes compõe o romance lírico “Raymundo Curupyra, o Caypora” (2012, Tordesilhas); como prosador, seus principais títulos são os romances “Manual do podólatra amador” (1986, reeditado em 2006 pela Casa do Psicólogo), “A planta da donzela” (2005), “Contos hediondos” (2009) e “Tripé do tripúdio e outros contos hediondos” (2011/ Tordesilhas); como esticólogo, publicou um “Tratado de versificação” (Annablume) e uma “Historia e teoria do soneto”, entre outros.

Nos annos 1970 editou o fanzine poético-panfletário “Jornal Dobrabil” (reeditado em livro [2001] / Iluminuras). Colaborou em diversos órgãos da imprensa alternativa, como “Lampeão” (tabloide gay) e “Pasquim” (tabloide humorístico), além de periódicos literários como o “Suplemento da Tribuna” e as revistas “Escripta”, “Inéditos” e “Ficção”.

Durante a década de 1980 e o inicio dos anos 1990 continuou militando no periodismo contracultura  ( “Chiclete com Banana”,”Tralha”, “Mil Perigos” e revistas “Somtrez”, “Top Rock” além de colaborar na grande imprensa (critica literária no “Jornal da Tarde”, ensaios na “Status” e na “Around”).

Na década de 1990, com a perda da visão, abandonou a criação de cunho gráfico (poesia concreta, quadrinhos) para dedicar-se à letras de música e à produção fonográfica, associado ao selo independente Rotten Records.

 

Esta edição foi realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo,  Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

regua_poi_CR_sec_gov_BRANCO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s